casa amarela

3.  Casa Amarela

Com a fixação da “Companhia comercial de Lourenço Marques”, em 1825 o primeiro assentamento urbano, a Norte da Fortaleza, torna-se definitivo, desenhando o que hoje deu origem ao plano da Baixa e as primeiras casas construidas de alvenaria.

A casa Amarela é,  se não é a primeira, uma  das primeiras construções da cidade, junto a baia. A reconstrução da casa é feita em 1860 por um comerciante, para habitação própria. Em 1873 é comprada para habitação do  Governador Distrital e, entre 1877 e 1878, é utilizada como secretaria do Governo, repartição da fazenda e pelas Obras públicas. Até aos anos 1940 estiveram instalados a Secretaria Geral e a Administração Civil. 

De planta em “L”, originalmente de seis águas rematada por platibanda, incluindo dois triângulos centrais em cada fachada, apresenta um desenho de fachada simétrico em ambos os lados. A renovação do edifício substitui a cobertura em telha por cobertura plana. A platibanda de remate foi retirada e a porpoção dos vãos alterada. As fachadas têm agora uma nova leitura de composição arquitectónica.

Em 1964, a Casa Amarela torna-se monumento nacional e a sua posse passou para o Munícipio que o reabilitou em 1971 para o tornar o Museu da Moeda.

Sábado e Domingo: 9H – 17H 

Rua Consiglieri Pedroso

ARQUITECTO ARCHITECT
Desconhecido

 

ESTILO ARQUITECTÓNICO ARCHITECTURE STYLE

Portuguesa do Séc. XVIII

18th century Portuguese


ANO DE CONCLUSÃO

YEAR OF CONCLUSION
1776

Integrado na Iniciativa
Parceiro estratégico

Patrocinador platimunm

Patrocinador GOLD
Patrocinador SILVER
Parceiros Media
Parceiro Cultural
Parceiro Mobilidade
Parceiros Institucionais
Parceiros Internacionais

Rua de Mbuzini, 501 Maputo, Moçambique
E.openhouse@sportstour.co.mz
T. +258 84 7411 419