CFM

1.  ESTAÇÃO DE COMBOIOS – CFM

A construção da primeira Estação de Comboios corresponde ao “Plano de Ampliação” da cidade. Sobre o aterro de zonas pantanosas surge a estrutura construída em madeira e zinco do caminho de ferro de Lourenço Marques para o Transval, em 1895. A construção do edifício dos Caminhos de Ferro de Moçambique substitui a antiga estação e em 1910, ano da inauguração da primeira fase de construção da estação, parte o primeiro comboio com destino a São José de Lhanguene, nos arredores da cidade. Os planos iniciais, do arquitecto Mário Veiga, datam de 1904, tendo modificações, elaboradas pelo arquitecto Ferreira da Costa. A construção da primeira fase foi concluída em 1910. A fachada actual, construída posteriormente, marca a segunda fase, com inauguração definitiva em 1916. O edifício, com a sua construção em ferro, retrata o período de desenvolvimento associado à revolução industrial. A fachada principal tem ao centro um torreão com cúpula ladeado por dois corpos de dois pisos, simétricos, compostos por arcadas, no piso térreo e varandas no piso superior. Nas plataformas e naves de transporte, as colunatas de ferro têm as bases e os capitéis trabalhados com motivos decorativos. Actualmente é considerada uma mais das belas estações ferroviárias do mundo.

Sábado e Domingo: 9H – 17H

Praça dos Trabalhadores

ARQUITECTO ARCHITECT
Alfredo de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa

 

ESTILO ARQUITECTÓNICO ARCHITECTURE STYLE
Arquitectura do ferro

Iron architecture

   

ANO DE CONCLUSÃO
YEAR OF CONCLUSION 1910/16

Integrado na Iniciativa
Parceiro estratégico

Patrocinador platimunm

Patrocinador GOLD
Patrocinador SILVER
Parceiros Media
Parceiro Cultural
Parceiro Mobilidade
Parceiros Institucionais
Parceiros Internacionais

Rua de Mbuzini, 501 Maputo, Moçambique
E.openhouse@sportstour.co.mz
T. +258 84 7411 419